terça-feira, 1 de maio de 2012

Não conheça a Ilha da Queimada Grande!


Nada melhor do que iniciar um blog de dicas de viagens com uma viagem que não deve ser feita.
Eleita por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011 como o pior lugar do mundo para se visitar à frente até mesmo dos vulcões de lama do Azerbaijão e da zona contaminada de Chernobyl, a Ilha da Queimada Grande que fica cerca de 30km. do litoral de Itanhaém em São Paulo é, definitivamente, um lugar para se ficar bem longe.

Vista aérea da Ilha da Queimada Grande. Sem praias e com bordas rochosas, o acesso ao interior da ilha é complicado e exige conhecimento prévio do local. Foto: Google Images



A Ilha da Queimada Grande também conhecida como Ilha das Cobras é considerada o maior serpentário natural do mundo, com algo em torno de 5 cobras por metro quadrado. As espécies endêmicas de jararaca-ilhoa, uma das mais peçonhentas do mundo evoluíram de maneira diferenciada devido ao isolamento geográfico da ilha, e lá adquiriram habilidades especiais, como poder subir em árvores (comportamento incomum para a espécie) e possuem veneno mais potente, o que torna o lugar, apesar de tudo, de grande interesse ecológico para as comunidades científicas.

À esquerda, um espécime de Jararaca-Ilhoa. À direita, uma Bacanaus. Ambas gracinhas reinam absolutas na Ilha. Foto: Google Images


Além do mais, o lugar ainda é totalmente desabitado (por motivos óbvios) e não possui praias, o que torna o desembarque difícil e desaconselhado pela Marinha, pelo perigo de naufrágio que o entorno da ilha oferece. Apesar de inóspito, as águas translúcidas do local oferecem condições ideais para a pesca e mergulho, mesmo que restritas pelo Ibama, por conta da variedade de espécies de peixes e corais sob a proteção de um decreto que determinou em 1984 que a ilha é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

Restos de um dos muitos naufrágios que podem ser vistos ao redor da ilha, e que é uma das grandes fontes de interesse dos mergulhadores que frequentam o local. Foto: Google Images


Resumindo: a menos que você seja um cientista ou algo do tipo, fique fora de lá. Existe uma infinidade de lugares incríveis para se conhecer sem colocar a própria vida em risco. Essa é uma dica de viagem que  definitivamente DEVE ser seguida!


Se você já mergulhou ou pescou na Ilha da Queimada Grande, deixe sua opinião nos comentários para o Viagens Tentadoras. Vamos adorar conhecer suas experiências.

11 comentários:

  1. ate que eu fui bem perto da ilha, mas não desembarquei, so fiquei ali a uns 50mts pescando...rs

    ResponderExcluir
  2. Vou levar minha sogra pra lá... Viagem só de ida...

    ResponderExcluir
  3. 5 cobras poe metro quadrado? Me desculpe mas não acredito... exagero total

    ResponderExcluir
  4. meu pai pescou varias vezes lah... barco a 10 metros da ilha...otimo local para pesca dando até pra ver os peixes que voce esta fisgando, e cobras visivel perto da agua e em todaaas as arvores proximas...

    ResponderExcluir
  5. Sera que é preciso avisar a anta anônima que não acredita, que esse cálculo é feito à partir da população estimada de cobras X a dimensão geográfica da ilha, e que, por conta disso, torna o cálculo plausível ?
    Pelo potencial reprodutivo dessas cobras e pelo ambiente em que vivem, considero até que o cálculo está sub-estimado.

    ResponderExcluir
  6. A Ilha fica entre Itanhaém e Peruíbe que é a cidade em que eu moro, e existe sim 7 cobras por m² ou muito mais, não são poucas as historias das pessoas que foram se aventurar por lá (desembarcar na ilha) e se deram muito mal, por ser um ambiente muito difícil de conseguir comida, o veneno da cobra teve que se tornar muito mais eficaz e letal ( elas comem pássaros, se o morder e fizer efeito do veneno só 10 m depois não adianta nada rsrs )

    ResponderExcluir
  7. é 5 metros a casa 4 metros quadrado não 1 metro

    ResponderExcluir
  8. Vou enviar daqui de Portugal alguns políticos para passar ali umas férias!!!

    ResponderExcluir
  9. conheço a ilha ,desci nela pelo lado do bananal e' muito bonita e muito misteriosa

    ResponderExcluir
  10. Acho que vou mergulhar lá , o que acham ?

    ResponderExcluir
  11. eu tanbem e fui picado por uma sucuri!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário para o Viagens Tentadoras