sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aventura Inclusiva: Ecoturismo para Deficientes



Se você é uma das muitas pessoas que acreditam que o turismo de aventura e os esportes radicais são coisas impraticáveis para quem é deficiente físico, saiba que esse conceito errôneo está aos poucos sendo mudado, e já existem opções turísticas no Brasil para o público com necessidades especiais que representam em torno de 15% da população brasileira (dados do Censo do IBGE de 2000).


O turismo, mesmo em sua modalidade mais tradicional, sempre foi um desafio para os portadores de necessidades especiais que muitas vezes não encontram estruturas, tais como restaurantes e hotéis, satisfatoriamente adaptadas às suas necessidades. Portanto, a inclusão desse público em roteiros de ecoturismo, significa de fato, um grande avanço.

Adaptação de uma das trilhas da reserva de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Foto: Google Images


Grande parte do mérito dessa conquista fica com a ONG Aventura Especial, que em parceria com o Ministério do Turismo está propondo ações que visam estimular hotéis, restaurantes, operadoras turísticas e espaços de lazer em geral a adaptar suas estruturas para receber adequadamente os portadores de necessidades especiais e a elaborarem atividades inclusivas para os mesmos.


Entre os roteiros turísticos que oferecem uma boa infraestrutura e atividades cuidadosamente elaboradas para esse público está a lindíssima Itacaré, na Bahia (acima), que além de possuir uma boa estrutura hoteleira, a operadora Caminho da Terra oferece passeios e auxilio nas práticas esportivas de rafting, trilha, mergulho, entre outras. 

Foto: Google Images

Já no interior de São Paulo, a cidade de Brotas (acima), internacionalmente conhecida pelos esportes de aventura e pelo ecoturismo oferece entre as suas práticas radicais, o paraquedismo, o rafting, o canyoning e o bóia-cross através das agências Ecoação e Ambiente Vertical. 

Foto: Ong AdaptSurf

Sabe-se ainda de práticas de surf e mergulho para deficientes, respectivamente nas praias do Leblon e da Barra no Rio e na Ilha Grande em Angra dos Reis, como pode ser visto na imagem acima. 




Estes foram somente alguns exemplos. Você, portador de necessidades especiais ou não, que quiser mais informações sobre roteiros ecoturísticos adaptados pode entrar em contato com a ONG Aventura Especial pelo site:  www.aventuraespecial.org.br/.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário para o Viagens Tentadoras