segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conheça Ouro Preto - A Joia de Minas Gerais



Os apaixonados por arquitetura e história têm uma excelente opção de viagem nacional para fazer. Das cidades brasileiras que contemplam esses dois aspectos, Ouro Preto é uma das mais famosas e visitadas do país. 

Vista da cidade. Foto: Google Images


A cidade de relevo acidentado e urbanizada nos mesmos moldes das cidades portuguesas foi a capital do estado de Minas Gerais no período imperial, devido à sua atividade mineradora que enriquecia ainda mais o império. 

Arquitetura colonial preservada. Foto: Google Images


Ouro Preto ainda conserva a arquitetura colonial de suas construções e por isso, a cidade em si é praticamente um museu a céu aberto. Esse fato fez com que a ONU declarasse a cidade como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1980 e recentemente eleita uma das sete maravilhas brasileiras pelo Banco HSBC e pela revista Caras.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Foto: Valdir Dala Marta

Ao visitar Ouro Preto, prepare-se para perder o fôlego ao conhecer as suas igrejas em estilo barroco, extremamente simples por fora, mas com interiores surpreendentes decorados com ouro puro, onde as maiores obras de arte da estatuária brasileira podem ser conferidas. Entre as mais visitadas estão a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis. 

Interior da Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Foto: Google Images


A cidade também é um importante centro cultural por abrigar uma universidade federal e diversas repúblicas estudantis, além de sediar todos os anos o Fórum das Artes, um grande festival cultural com atividades como música, teatro, artesanato e literatura.

Um dos festivais que a cidade abriga durante o ano. Foto: Google Images


Se der tempo, ainda dá para explorar o entorno da cidade e praticar o ecoturismo por suas cachoeiras e trilhas na mata nativa protegida pelos seus Parques Estaduais.

Rapel em uma das cachoeiras do entorno da cidade. Foto: Google Images


Nesse ano de 2012 aproveite as suas férias privilegiando o turismo nacional. Ouro Preto é uma das opções que pode tornar a sua viagem de férias ainda mais inesquecível. Não deixe de conhecer um pouco da história contada pela cidade. Você vai se apaixonar!



Deixe o seu comentário para o Viagens Tentadoras: você conhece Ouro Preto? 



Um comentário:

Deixe seu comentário para o Viagens Tentadoras